Central Divino: 2025 foi um ano de muito trabalho e de muitas realizações, com a graça de Deus

Ao longo de 2025, o Conselho Central Divino Espírito Santo (Brasília-DF), por meio da diretoria e dos 8 Conselhos Particulares, desenvolveu um amplo conjunto de ações pastorais, administrativas, sociais e formativas, consolidando sua missão de serviço à caridade e ao fortalecimento da caminhada vicentina.

“Somos uma família, e aqui todos sabem cumprir corretamente com as suas responsabilidades. Os Conselhos Particulares são o elo mais importante, pois se conectam diretamente com as Conferências. Nosso papel, como Conselho Central, é servir com empatia, caridade e eficiência, buscando tomar as decisões em unidade e consenso”.
Cfd Renato Lima, presidente do Conselho Central Divino Espírito Santo

O ano de 2025 começou com a solenidade de posse da nova diretoria, realizada na Catedral Metropolitana de Brasília, marcando o início de um ciclo de renovação e compromisso. Ainda no campo institucional, houve a celebração dos 40 anos do CCDES em dois momentos marcantes: a Sessão Solene na Câmara Legislativa e a festa do Jubileu comemorativo no Lago Norte.

No eixo da comunicação e evangelização, foram publicadas duas edições do boletim digital Divino Informa, e lançado o site “Semeando a Caridade” (www.semeandoacaridade.com.br). Houve também o lançamento do livro beneficente Crônicas Vicentinas 6, reforçando o compromisso com a divulgação da espiritualidade e da cultura da caridade.

A formação vicentina permaneceu como prioridade, com a realização de 16 módulos da ECAFO (mais de 250 participantes), além do 1º Encontro “Crescendo na Fé e na Vida” (com a presença dos assistidos da Cidade Estrutural). Outro destaque foi a participação do Pe. Lucas Tadeu no Encontro Nacional dos Assessores Espirituais, assim como a presença da csc. Isabel Francisca ao 1º Simpósio das Missões.

No campo administrativo e jurídico, houve inúmeros avanços: renovação dos cadastros junto ao BRB Social e ao CAS-DF, além da importante regularização do terreno da sede do CP Nossa Senhora do Calvário, em Planaltina. Foi reativado o CP Medalha Milagrosa e aprimorada a assistência vicentina no Varjão. O envolvimento dos jovens na Festa de Corpus Christi foi marcante, com a produção de um belíssimo tapete colorido.

Diversos projetos ganharam destaque neste período: dois projetos sociais foram aprovados pelo Conselho Nacional do Brasil, além de três projetos de moradia aprovados pelo Programa 13 Casas.

Foi iniciada uma nova parceria com a ONG “Trabalhadores do Cristo” para a construção de moradias populares, e celebrado um acordo de cooperação com o “Projeto Jornada” (capacitação dos assistidos). O ano foi marcado também pela inauguração da primeira fase do Projeto Social Galpão da Beleza, no Vale do Amanhecer, em Planaltina.

Do ponto de vista estratégico, deu-se início ao Projeto “CP Forte – Conferência Viva” (voltado ao fortalecimento das bases vicentinas), ao Projeto “Educar para a Caridade” (aproximando a SSVP com a juventude do Ensino Médio) e ao Projeto “Crescendo na Fé e na Vida” (assistidos). Ao todo, durante 2025, foram realizadas 15 reuniões do Conselho Central, entre ordinárias e extraordinárias, garantindo o acompanhamento contínuo das atividades.

“O conjunto de ações realizadas traduz o empenho de toda a comunidade vicentina em servir às famílias assistidas com excelência, fé e compromisso, reafirmando a missão de semear a caridade e transformar vidas. Quero agradecer a todos, especialmente aos membros da diretoria e aos presidentes dos Conselho Particulares, pelos êxitos alcançados, com a graça de Deus! Realmente, foi um ano de muito trabalho e de muitas realizações”, finalizou o cfd. Renato Lima.

Clique aqui para ler o relatório de 2025.

Mais informações: ccdesbrasilia@gmail.com

Posts Similares