Fortalecer os Conselhos Particulares é o foco da nova diretoria do Conselho Central Divino Espírito Santo

No último domingo (2/02/2025), na Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida, em Brasília (DF), ocorreu a cerimônia de posse da diretoria do Conselho Central Divino Espírito Santo da Asa Norte, além do Conselho Fiscal. O evento contou com a presença de cerca de 70 vicentinos.

O representante do Conselho Metropolitano de Brasília foi o confrade Adriano Bandeira de Araujo, 2º Vice-presidente. Antes da posse, foi celebrada a santa missa em ação de graças pelo Conselho Central, presidida pelo padre Severino Henrique da Silva Guandalini.

Foto com toda diretoria

O Conselho Central Divino Espírito Santo é o responsável pelo acompanhamento do trabalho de 63 Conferências Vicentinas que atuam nas seguintes localidades (8 Conselhos Particulares): Asa Norte, Vila Planalto, Cruzeiro Novo, Cruzeiro Velho, SMU, Sudoeste, Noroeste, Sobradinho, Sobradinho II, Planaltina, Paranoá, Vale do Amanhecer, Itapoã, Estrutural, Lago Oeste, Fercal, Taquari, Colorado, Varjão e Lago Norte.

Ao todo, o Conselho Central conta com 570 confrades e consócias que cuidam de 550 famílias carentes, com visitas domiciliares feitas todas as semanas. No ano passado, foram distribuídas 9 toneladas de alimentos para os beneficiários.

O presidente empossado no cargo é o confrade Renato Lima de Oliveira, 54 anos, membro da Conferência Mãe da Divina Misericórdia (Asa Norte). O novo presidente é vicentino há 39 anos e já ocupou o cargo de 16º Presidente-geral Internacional entre 2016 e 2023, já tendo sido presidente do mesmo Conselho Central entre 2006 e 2010. O confrade Renato sucede ao confrade Gilson Sacramento, membro da Conferência Nossa Senhora da Saúde (Asa Norte).

O mandato da nova diretoria vai até fevereiro de 2029. Um dos destaques desta nova gestão, além da reativação de Conferências, são dois projetos estratégicos: “Educar para a Caridade” (para estudantes do Ensino Médio) e “Crescendo na Fé e na Vida” (para as famílias assistidas). O lema de trabalho da nova diretoria está baseado na seguinte passagem bíblica: “Feliz quem se lembra do necessitado e do pobre” (Salmo 40, 2-4).

“Nossa prioridade será fortalecer os Conselhos Particulares e apoiar as Conferências Vicentinas para que elas possam prestar o serviço de caridade com melhores resultados, promovendo efetivamente as famílias socorridas nos aspectos espiritual, moral, educacional e material. Vamos dar prioridade a cinco áreas: comunicação, juventude, formação, administração e crianças e adolescentes”, enfatizou o novo presidente.

Após posse, foi servido um lanche para todos os presentes. Durante o evento, foi distribuído um livreto contendo o organograma da nova diretoria e a programação para 2025. Informações: ccdesbrasilia@gmail.com.

Autor: Cfd Renato Lima

Posts Similares