Mais uma dúvida frequente entre os vicentinos: onde devem ser feitas as assinaturas em atas, uma ao lado ou debaixo da outra? Quem optou pela segunda opção acertou. A forma correta é um nome por linha. A informação é repassada pelo confrade Helio Pinheiro, consultor do Departamento de Normatização e Orientação da Sociedade de São Vicente de Paulo (Denor/SSVP).
Sobre questionamentos de que a assinatura por linhas poderia gerar espaços em branco – que, posteriormente, poderiam até ser adulterados – o confrade Helio responde. “Esta questão de espaços em branco na ata é uma verdade. Mas veja bem: NA ATA. E a ata termina com a assinatura do secretário que elaborou o documento”. Ele complementa. “E a partir da assinatura do secretário, começam as assinaturas de aprovação dos presentes. O Regulamento da SSVP recomenda a assinatura dos presentes, como forma de preservação da história”.
MODELO
Assim deve terminar uma ata:
Nada mais, eu, Luísa de Marillac, 2ª secretária, lavro a presente ata que dato e assino. Rio de Janeiro, 6 de outubro de 2014.Luísa de Marillac- 2ª Secretária
(Seguem-se as assinaturas de aprovação)
Ata aprovada em 4 de outubro de 2014.
Antonio Fredrico Ozanam- Presidente
São Vicente de Paulo – Assessor Espiritual
Margarida Nasseau – Visitante da Conferência
Irmã Clemência Oliveira – Tesoureira