Celebramos hoje, 28 de Novembro, a Memória Litúrgica de Santa Catarina Labouré. Ela nasceu em Fains-les-Moutiers, a 02 de maio de 1806, e entrou para a Companhia das Filhas da Caridade, em Paris, a 21 de abril de 1830. A história de Catarina, favorecida com a manifestação da Virgem Maria e com muitos outros dons, é um grande exemplo de que Deus sempre nos surpreende, por meio da vida de uma jovem que viveu modestamente a humildade e o silêncio de seu devotamento ao serviço dos Pobres! Deus nos surpreendeu com a manifestação da Imaculada Virgem Maria(Nossa Senhora das Graças) a Santa Catarina Labouré, em 1830, na Capela da Casa-Mãe das Filhas da Caridade na França!
Três foram as aparições:
Na primeira, a Virgem apareceu sentada na cadeira presidencial da Capela, facilitando a Santa Catarina Labouré colocar suas mãos no colo da Virgem.
Na segunda aparição, a Virgem se mostrou segurando o globo terrestre como que apresentando o mundo a Deus.
E, finalmente, a aparição com os braços abertos e estendidos sobre o mundo, derramando suas graças e pisando na serpente (a Força do Mal).
Quem poderia imaginar que a partir da experiência profunda de Fé desta Filha da Caridade, em tantos Santuários e Igrejas dispersos pelo mundo inteiro, em que a Virgem da Medalha Milagrosa é Padroeira, tantas pessoas podem se sentir filhos e filhas de uma mesma Mãe! Viva Santa Catarina Labouré!
Padre Alexandre Nahass Franco (Congregação da Missão-CM)
Assessor Espiritual do CNB
eu amo Nossa Senhora