Cerca de 400 pessoas pertencentes à Família Vicentina do Distrito Federal celebraram neste domingo, 4 de junho, o Dia de Pentecostes, com foco nos 400 anos do Carisma Vicentino. O evento foi organizado pela Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP), pela Companhia das Filhas da Caridade e pela Congregação da Missão.
O Pentecostes Vicentino, realizado na Paróquia Nossa Senhora da Medalha Milagrosa, no Riacho Fundo II, reforçou o pedido para que o Espírito Santo inspire todas as ações dos ramos em prol do serviço às pessoas necessitadas. Houve também uma breve palestra sobre Maria, para registrar a celebração do Ano Mariano, período estabelecido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) para marcar os 300 anos da aparição de Nossa Senhora Aparecida, a padroeira do Brasil.
A manhã de orações foi conduzida por três padres da Congregação da Missão (Alex Sandro Reis, Érik de Carvalho e Denilson Mathias) e uma Filha da Caridade (Emília Santos). Os participantes também tiveram oportunidade de fazer rodas de partilha sobre como estão desempenhando a missão de vicentinos. Este momento foi coordenado por outras irmãs Filhas da Caridade e também por facilitadores da SSVP.
O evento foi realizado pelo segundo ano consecutivo, dando prosseguimento ao pedido da Coordenação Internacional da Família Vicentina feito em 2016, durante o Ano da Colaboração vicentina. “Deu tão certo no ano passado que resolvemos continuar celebrando Pentecostes reunidos em Família Vicentina também em 2017. O evento ajuda a aprofundarmos nossa espiritualidade e nos sentirmos mais próximos dos outros ramos”, disse o presidente do Conselho Metropolitano de Brasília da SSVP, confrade Thiago Tibúrcio.
Já é tradição na região do Distrito Federal essa união dos ramos da Família Vicentina para celebrações especiais. Todos os anos, por exemplo, é realizado o Dia de Oração da Família Vicentina, por ocasião da Festa em honra a São Vicente de Paulo, no domingo mais próximo a 27 de setembro.
A próxima atividade conjunta da Família Vicentina do Distrito Federal está marcada para 23 e 24 de setembro, quando serão realizadas 24 horas de oração e a Festa de São Vicente de Paulo.